terça-feira, 8 de junho de 2010

Teoria Empírica de Campo ou Teoria dos Efeitos Limitados.

Trata de influência e não apenas da que é exercida pelos mass media, mas da influência mais geral das relações sociais.
A Teoria Empírica de Campo baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias. Em outras palavras, a mídia é apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, uma vez que é apenas parte desta.

A abordagem Empírica de Campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e o comportamento do indivíduo. Antes, enfatiza a influência indireta que a mídia exerce sobre o público tal como faria qualquer outra força social (igreja, família, partido político, etc

A abordagem empírica de campo ou dos efeitos limitados:

- Estudo da composição diferenciada de público e dos seus modelos de consumo;

- Pesquisas sobre mediação social que caracteriza esse consumo.

- Capacidade diferenciada da mídia de exercer influência no público que recebe as mensagens também de maneira diferenciada.

- Não só a mídia exerce efeitos sobre as pessoas, mas as relações interpessoais.

Alguns aspectos desta teoria

- A palavra-chave desta teoria é influência

- Lazarsfeld propõe que o público é capaz de fazer suas próprias escolhas.

- Existem variações do consumo de comunicações de massa segundo as características do público
- Pessoas que pertencem a um mesmo grupo tendem a possuir opiniões parecidas sobre determinados assuntos

Dentro da dinâmica de formação de opiniões, Lazarsfeld relaciona três efeitos:
- Efeito de ativação: transforma tendências latentes em opiniões efetivas
- Efeito de reforço: preserva decisões tomadas
- Efeito de conversão: mais limitado porque os mais informados são menos flexíveis e os mais indecisos, são menos informados pela mídia.

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